sábado, 2 de julho de 2016

Defendida tese de mestrado sobre o Mirandês na UTAD

No passado dia 29 de junho, foi defendida em provas públicas a Dissertação de Mestrado em Línguas Estrangeiras Aplicadas, variante de Comércio e Relações Internacionais, intitulada: Cultura Mirandesa ou a revitalização de uma língua em vias de desaparecimento por Margarete Isabel de Almeida Silva.
Câmara Miranda do Douro - 2007


"Resumo


A língua e a cultura mirandesas constituem os pilares do património material e imaterial do Planalto Mirandês tomando esta região, do ponto de vista histórico, linguístico e cultural, como uma oportunidade ímpar de desenvolvimento turístico.


Conscientes de que o turismo é, atualmente, uma das atividades que mais contribui para asobrevivência de numerosos territórios, acreditamos que a atividade turística tira partido económico dos recursos existentes e constitui um importante fator desincentivador do processo de despovoamento. O turismo constitui


per se, uma forma de preservar o património cultural. No trabalho que abordamos, o concelho de Miranda do Douro tem-se vindo a assumir como um território com potencialidades turísticas ao incrementar a oferta turística através de infraestruturas e implementando programas de animação cultural e turística diversificados.


Desta forma, após uma breve apresentação histórica e geográfica da cidade transmontana, pretendemos analisar a importância da língua, da cultura e da etnografia locais propondo, posteriormente, estratégias e propostas que possam promover a região como destino turístico dentro e fora do país. Para o efeito, entendemos fazer uma análise através da recriação de algumas tradições que incentivem e promovam a língua mirandesa por via das suas tradições e memória coletiva, ou seja, na identidade cultural de um povo.


Palavras-chave:

língua e cultura mirandesas, turismo, património material e imaterial".
 
O júri foi composto pelas Professoras Doutoras: Felicidade Morais, diretora do Mestrado em Línguas Estrangeiras Aplicadas, variante de Comércio e Relações Internacionais, Professora Elisa Gomes da Torre, docente e investigadora na UTAD e Olinda Santana, Vice-diretora do Mestrado em Línguas Estrangeiras Aplicadas, variante de Comércio e Relações Internacionais e orientadora da dissertação.
 
Reprodução do documento de elevação de Miranda do Douro a cidade