sábado, 12 de maio de 2012

Centro de Estudos António Maria Mourinho



O Centro de Estudos António Maria Mourinho foi criado oficialmente no dia a 10 de julho de 2004, no dia da cidade de Miranda do Douro, através de um protocolo estabelecido entre o Município de Miranda do Douro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Conforme o artigo 1.º do seu Regulamento é uma “estrutura de investigação em Ciências Humanas, de natureza multidisciplinar, sediada na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro, dependente da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)”.
Os objetivos do CEAMM, tal como é dito na 2.ª cláusula do protocolo de 2004, são:
‑ a edição e o estudo nas perspetivas histórica, linguística, literária da documentação legada pelo Dr. António Maria Mourinho ao Município da Miranda do Douro;
‑ a construção e difusão de saberes,
‑ a partilha dos saberes com outras instituições, centros, fundações na área das Ciências Humanas e Sociais,
‑ a extensão comunitária.
Atividades do CEAMM
As atividades do CEAMM centram-se em diversas vertentes:

‑ a primeira assenta no trabalho arquivístico do Supersistema de Informação Pessoal de António Maria Mourinho (SIPAMM);

‑ a segunda apoia-se na edição e investigação da documentação legada por Mourinho;

‑ a terceira na divulgação dos núcleos documentais do SIPAMM.

 Encetou-se o trabalho de edição com a publicação de obras inéditas do Arquivo de António Maria Mourinho e com instrumentos de descrição (inventários, guias, catálogos) por nós realizados, sobre esse mesmo Arquivo. A difusão dos mais diversificados núcleos documentais produzidos pelo autor foi, sobretudo, convocada na organização de congressos e jornadas, bem como na organização de exposições reveladoras das temáticas e áreas de saber abordadas pelo autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário