sábado, 12 de maio de 2012

Publicações do CEAMM

Santana, Maria Olinda Rodrigues (2004): António Maria Mourinho, 1917-1996: Uma vida pela língua e cultura mirandesas. Miranda do Douro, Câmara de Miranda do Douro.
(2005) Cartas Inéditas do Abade de Baçal para o Padre Mourinho – 1941 – 1947: introdução e notas do destinatário. Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Corane, 151p. ISBN: 972-9371-19-9;
Alves, António Bárbolo (2005): Resumo da Sagrada Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Miranda do Douro: Apenas; CEAMM; Câmara de Miranda do Douro.
Santana, Maria Olinda Rodrigues; Costa, Ana Lúcia Pereira] (2006): Guia do Arquivo António Maria Mourinho. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro, 23p. ISBN: 972-9371-20-2.
Mourinho, António Maria (2007): Ditos dezideiros: refranes i probérbios mirandeses. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de António Bárbolo Alves.
Vaz, Ernesto Albino (2008): A morfologia da cidade. A evolução urbana de Miranda do Douro no espaço e no tempo. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro.
Alves, António Bárbolo (2008):  Vida de Roberto do Diabo. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.


‑ (2008): Auto de José do Egipto. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.
‑  (2008): A vida de Santa Imperatriz Porcina. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.
‑  (2008): Famosa comédia dos Sete Infantes de Lara. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.
‑ (2008): A pintura de São Brás de Basílio Rodrigues. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.
‑ (2008): Famosa comédia dos Sete Infantes de Lara. Vida do Conde de Castela e Fernão Gonçalves de Lara. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.
‑ (2008): A criação do mundo. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro. Organização, introdução e notas de. Recolha de António Maria Mourinho.
‑ Topa, Abílio; Leal, Alberto jambrina; Ribeiro, Aureliano; Cristal, Duarte (2008): Virgílio Cristal: evocação e homenagem a um ilustre tamborileiro mirandês. Miranda do Douro: CEAMM, Centro de Música Tradicional Sons da Terra.
Alves, António Bárbolo; Martins, Duarte Manuel Mendes (2008): Las mies primeiras palabras an mirandés. Miranda do Douro: CEAMM, Câmara de Miranda do Douro.(2009): Registo do Foral Manuelino de Miranda do Douro. Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro, Centro de Estudos António Maria Mourinho, 52p. ISBN: 978-972-9371-21-9.
(2009): Diálogo de dois intelectuais em torno da História e da Cultura do Nordeste Transmontano: Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior e António Maria Mourinho. Miranda do Douro, Torre de Moncorvo: Município de Miranda do Douro, Município de Torre de Moncorvo. 28p. ISBN: 978-972-9371-23-3. Catálogo de Exposição.
(2010): Ementas Durienses: um exemplo de escrita doméstica. Miranda do Douro. Município de Miranda do Douro. 19p. ISBN: 978-972-9371-27-7. Catálogo de Exposição.
[com Morais, Domingos; Correia, Mário] (2010): De boca em boca: sons e palavras da Terra de Miranda. António Maria Mourinho. Miranda do Douro: Centro de Estudos António Maria Mourinho, Centro de Música Tradicional “Sons da Terra”, Município de Miranda do Douro. ISBN: 978-989-96222-3-4. 80p.


Edições em suporte digital das obras integradas no SIPAMM

Foram disponibilizados na internet no endereço www.tmirandes.no.sapo.pt os seguintes textos de cariz religioso existentes no Arquivo Pessoal de António Maria Mourinho:

‑ A criação do mundo;

‑ A vida de Santa Imperatriz Porcina;

‑ Auto da mui dolorosa paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo;

‑ Auto de José do Egipto;

‑ Auto de Santa Bárbara;

‑ Auto de Santo Aleixo;

‑ Auto do milagroso mártir S. Sebastião;

‑ Auto do nascimento do menino Sagrado;

‑ Verdadeiro auto de Adão e Eva;

‑ Colóquio da Inveja, Diabo, Silvestre…;

‑ Colóquio de Adão e Eva;

‑ Daniel no lago dos leões;

‑ A casa de Santa Isabel e os pastores de Lião;

‑ Pastores de Judá;

‑ O cerco da grande cidade de Deus;

‑ Resumo da Sagrada Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo;


Os textos de cariz profano do Arquivo Pessoal de António Mourinho que se encontram disponíveis no mesmo endereço são:

‑ A pintura de São Brás;

‑ Auto de Rodrigo e Mendo;

‑ Cena policiana;

‑ Famosa comédia dos Sete Infantes de Lara;

‑ Um dia de Inverno;

‑ Verdadeira tragédia do Marquez de Mântua;

‑ Vida de Roberto do Diabo;

Há uma outra peça de cariz religioso disponível no mesmo endereço:

‑ Bíblia Sagrada em quadras simples;


Todos os textos foram também editados em CD-ROM pelo Centro de Estudos António Maria Mourinho (CEAMM).

Nota: as edições do Teatro Rural Mirandês e outros trabalhos sobre o acervo de António Maria Mourinho foram executados pelo bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, doutor António Bárbolo Alves, no triénio de 2005-6, 2006-07 e 2007-08, com uma bolsa de pós-doutoramento, financiada pela FCT, SFRH/BPD/17363/2004, e orientada cientificamente pela coordenadora científica e técnica do Arquivo Pessoal de António Maria Mourinho e do CEAMM, Maria Olinda Rodrigues Santana, Professora Associada com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Sem comentários:

Enviar um comentário