quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exposição 250 anos de História: o castelo de Miranda no trágico dia 8 de maio de 1762

A Exposição 250 anos de História: o castelo de Miranda no trágico dia 8 de maio de 1762 consiste numa abordagem de datas correspondentes aos períodos históricos de Miranda do Douro, desde o séc. XVI ao séc. XVIII.


Apresentam-se como referências que evidenciam a conjuntura política, económica e social de Miranda do Douro, enquanto Terra d’el Rey, como momentos que refletem a orgânica demográfica da cidade e também militar, bastião de defesa da neutralidade do País no contexto europeu da Guerra dos Sete Anos. A citada guerra foi apelidada de Mirandum pela população, essencialmente rural, que defendeu a sua praça e a nação perante as campanhas de Espanha baseada nos pactos territoriais com a França.
Guerra “infeliz, sobretudo para os mirandeses que viram reduzida a sua bela praça de guerra, a maior e mais forte de toda a província, destruída para sempre por uma tremenda catástrofe, que só agora vemos iluminada por um facho de dignidade e glória honrosíssima, sobretudo de uma tragédia, obscurecida numa noite de duzentos anos” (Mourinho 1994).
O dia 8 de maio de 1762 foi assinalado pela destruição do bastião da defesa mais próximo da fronteira com Espanha, representa na vida de Miranda uma alteração da dinâmica urbana e rural. A baixa acrescida da população decorrente da guerra e a mobilidade bispal para Bragança condicionaram o desenvolvimento e consequente isolamento desta região.
A citada exposição temporária decorre no Museu da Terra de Miranda, que agradavelmente aceitou expor algum do acervo de caráter militar que possui, bem como dar visibilidade a plantas da cidade e da fortificação de Miranda do Douro após desastre da fortaleza.

Conceção e coordenação: Dr.ª Clarice Alves – CMMD, Centro de Estudos António Maria Mourinho.
Apoio técnico: Dr.ª Mónica Salgado - CMMD
Colaboração conceção: Prof. Dr. Jean Yves Durand - Museu da Terra de Miranda.
Apoio técnico: Margarida Macedo – Museu da Terra de Miranda

Texto da notícia de Clarice Alves, revisão linguística de Olinda Santana

Sem comentários:

Enviar um comentário